Morar em casa ou apartamento? Conheça os prós e contras

Quem está planejando a compra do imóvel sabe que uma das primeiras decisões será entre morar em casa ou apartamento. Cada tipo de moradia tem suas particularidades que satisfazem a necessidade de diferentes perfis.

Por isso, separamos os prós e contras de morar em casa ou apartamento para te ajudar a fazer a melhor escolha.

Morar em casa

porta de entrada de casa

Conheça os aspectos a serem considerados ao optar por morar em uma casa.

Vantagens de morar em casa

1. Mais espaço para morar com conforto

Normalmente quem opta por uma casa consegue maior espaço, principalmente no caso das térreas ou assobradadas, que contam com metragem generosa e cômodos espaçosos. 

A casa também é uma opção interessante para quem gosta de receber visitas e fazer confraternizações nos feriados e datas especiais, como aniversários e o Natal.

2. Sem taxas extras para pagar

As casas comuns, que ficam fora dos condomínios, não têm a necessidade de pagamento de taxas de manutenção, e por isso é vantajosa pela economia de uma conta a menos no final do mês. O pagamento obrigatório está nos impostos públicos relacionados ao imóvel.

Em contrapartida, lembre que as melhorias que você desejar fazer serão custeadas apenas por você.

3. Maior liberdade

Ao contrário do que acontece em condomínios, os moradores de casas têm a liberdade para estabelecer as próprias regras de convivência, sem precisar de consenso coletivo ou votação em assembleia para tomar decisões. Consequentemente, é possível desfrutar de uma maior privacidade já que o morador escolhe quem pode ou não entrar em sua moradia.

4. Mais flexibilidade para reformas

Outra vantagem é ter autonomia para decidir quando irá fazer reformas e reparos, sem precisar pedir permissões. Assim, o morador consegue se planejar melhor e encaixar as obras no seu orçamento.

Neste pensamento, é possível ampliar cômodos, construir quartos, implantar opções de lazer para os filhos, e muitas outras.

5. Condições para ter animais de estimação

Embora alguns apartamentos permitam que os moradores tenham animais, normalmente é mais simples criar animais em casas por conta do maior espaço e liberdade para brincar, causando menos incômodo aos vizinhos. 

6. Barulho e privacidade

Quem mora em casa também tem mais flexibilidade nos horários que pode fazer barulho, já que as construções são independentes. É claro que é preciso ter bom senso e não extrapolar com festas e música alta, caso contrário você pode atrapalhar o sossego da vizinhança.

Desvantagens de morar em casa

1. Segurança

Diferente dos apartamentos e condomínios horizontais, as casas normalmente não contam com portarias e segurança, além de estarem em regiões menos movimentadas. Se o morador viaja muito ou passa a maior parte do dia fora de casa, a residência pode estar vulnerável a invasões e roubos. 

Uma forma de reduzir os riscos é a instalação de câmeras de segurança, alarmes e cerca elétrica.

2. Gastos extras

Proprietários de casas também precisam se responsabilizar pelas manutenções, o que pode vir a gerar custos inesperados. Por isso, uma reserva financeira para tais eventualidades é importante para estar preparado para resolver problemas quando surgem, ao invés de postergar reparos.

Morar em apartamento

Saiba os aspectos positivos e negativos envolvidos na escolha de quem compra um apartamento: 

Vantagens de morar em apartamento

1. Maior segurança

A segurança é uma das maiores preocupações de brasileiros, principalmente aqueles que ficam muito tempo fora de casa ou moram sozinhos. Contar com portaria monitorada e controle de acesso é um vantagem de quem opta por morar em apartamentos em condomínios fechados.

2. Localização privilegiada

Com o crescimento das cidades, o setor imobiliário têm incorporado terrenos localizados em regiões atrativas, como próximos aos centros ou com grande movimentação, com a finalidade de construir modernos condomínios e ofertar mais moradias. 

Por esse motivo, existe uma grande oferta de condomínios de apartamentos cercados por comércios, serviços e transporte público. 

3. Mais opções de lazer

Moradores que buscam opções de lazer e diversão podem ficar mais satisfeitos com apartamentos, já que costumam contar com piscina, churrasqueira, playground e espaço gourmet para receber amigos e fazer comemorações. Além disso, para quem tem filhos, é um lugar mais seguro e que facilita a socialização com as demais crianças do condomínio. 

4. Menos preocupações com manutenção

Outra vantagem de ter um apartamento é ter menos preocupações com manutenções. Como existe a taxa de condomínio, o morador sabe que possíveis problemas serão resolvidos pelo síndico, como o abastecimento de água, energia, pintura, elevadores e outros equipamentos. 

Desvantagens de morar em apartamento

1. Regras de convivência

As regras do condomínio representam uma via de mão dupla: por um lado, garantem os direitos e deveres dos moradores para uma boa convivência; por outro, podem não agradar o estilo de vida de alguns. Reformas e obras precisam passar por aprovação e algumas alterações podem ser até proibidas aos moradores. Sendo assim, quem compra um apartamento precisa estar informado sobre o que pode ou não fazer para evitar se frustrar nessas situações. 

2. Menos privacidade e autonomia

Por estar mais próximos, os apartamentos geralmente são divididos por paredes finas, que reduzem a privacidade dos moradores e de suas conversas, brigas e ruídos. No caso de janelas e terraços posicionados de frente para os outros, talvez seja interessante instalar cortinas e persianas. 

3. Espaço menor

De modo geral, apartamentos costumam ter ambientes mais compactos do que os de uma casa, principalmente a área de serviço, o que pode ser um problema para lavar e pendurar as roupas. Quem costuma receber amigos e familiares em casa também pode se sentir incomodado com a falta de espaço.

4. Possível restrição para animais de estimação

Quem já possui animais de estimação precisa, antes de fechar o negócio, saber se o condomínio aceita pets. Além disso, é bom considerar o porte do animal para avaliar se o espaço oferece o conforto necessário para que ele brinque sem causar problema aos vizinhos. 

Algumas raças de cães e gatos vivem bem em casa ou apartamento, e alguns novos condomínios também contam com pet place para os bichinhos. 

Agora que você já sabe as vantagens e desvantagens de morar em casa ou apartamento, pense no seu estilo de vida e nas expectativas para tomar a melhor decisão.

Se tiver alguma dúvida, deixe nos comentários.

Leia também:

+ Como sair do aluguel: 3 erros que podem estar te impedindo

+ Comissão do corretor de imóveis: Tire suas principais dúvidas

+ É vantajoso comprar um imóvel à vista? Tire as suas dúvidas

O post Morar em casa ou apartamento? Conheça os prós e contras apareceu primeiro em Blog da Lopes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *